Eco de Grandes Carnavais - Paulo Carvalho

Ainda ecoam nos salões dos clubes sociais do Recife os versos de Cigana Mentirosa... Uma cigana apareceu no meu caminho / E leu a minha mão / A sorrir de mim / Foi dizendo assim / Tiveste uma grande paixão / Oh cigana mentirosa / Outra igual não encontrei / Leva, leva meu dinheiro / Deixa de prosa que eu jamais amei. Vozes em uníssono, saindo de corações apaixonados, cantavam durante toda a  noite. Lá para as tantas com o salão cheio de foliões ouvíamos... Eu não vou vão me levando / Vão me empurrando / Desse jeito eu tenho que ir / Se bato num, empurro outro / Vocês vão me desculpando / Eu não vou vão me levando.
Genival Macêdo, paraibano de nascimento e pernambucano por adoção é o autor desses e de muitos outros sucessos dos antigos e bons carnavais do Recife. Fora do carnaval compôs Meu Sublime Torrão, música tão marcante, que hoje é considerada o hino oficial da cidade de João Pessoa, título conquistado na boca do povo, sendo cantada por todo paraibano que se preza. A antológica Micróbio do Frevo, um divisor de águas na história deste ritmo eminentemente pernambucano, música inovadora, que mudou para sempre o andamento do frevo, possibilitando colocar letra no até então instrumental “frevo de rua”. Saudade do Pernambuco, quem não se lembra do refrão... Comer uma peixada no Pina / Depois ir pra Boa Viagem / Bate - bate de maracujá / Ouvir o Capiba falar / Para a saudade matar.
Jackson do Pandeiro, seu amigo, chegou ao Rio de Janeiro levado pelas mãos de Genival, na época produtor de discos com o selo Harpa da gravadora Copacabana. Foi responsável por inúmeros sucessos na voz do cantor, como, por exemplo, a Mulher do Aníbal, revisitada por Zeca Pagodinho e Chico Buarque. Depois de sua chegada à Cidade Maravilhosa, Jackson despontou como um dos maiores nomes da música popular brasileira e referência para os melhores cantores do Brasil.
Em 1943 Genival e seu irmão Gilvan fizeram a festa do carnaval de João Pessoa com uma novidade: um velho caminhão Chevrolet 1939, dotado de som amplificado tocando frevo pelas ruas da cidade. A invenção foi a precursora do famoso Trio Elétrico, popularizado na Bahia por Dodô e Osmar nos anos cinquenta.
Genival Macêdo, poeta e compositor, foi um homem que esteve sempre na vanguarda, criando, ousando, e fazendo as pessoas felizes com a sua arte.

Paulo Carvalho
Médico e Produtor Cultural